ODS

Alinhando as iniciativas de inovação e emprendedorismo social e o portfólio de coinvestimentos e de financiamento – sempre no âmbito das áreas de atuação previstas – aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Fundo para a Inovação Social surge como um instrumento pioneiro e catalisador do investimento de impacto em Portugal.

No contexto da agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável proposta pelas Nações Unidas, mais de 190 países assinaram este plano de desenvolvimento sustentável que visa mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.

Constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, esta agenda ambiciosa e transformadora, requer uma ação à escala mundial de governos, empresas e sociedade civil com vista ao desenvolvimento de diversas iniciativas centradas nas pessoas, na prosperidade, na paz, nas parcerias e no planeta.

Um compromisso global com atuação local em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos e que visa alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões – económica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada.

Considerando-se que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável constituem uma enorme oportunidade para criar e implementar soluções e tecnologias inovadoras que resolvam os maiores desafios globais, ajustam-se dentro do âmbito das áreas de atuação do Fundo para a Inovação Social as iniciativas de inovação e empreendedorismo social que visem dar respostas a desafios e necessidades sociais.

Para mais detalhes, consulte aqui todas as medidas relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.