O QUE É O FIS

O Fundo para a Inovação Social é um instrumento de política pública que  visa dinamizar o investimento de impacto em Portugal, atuando em áreas com forte potencial de inovação, na reposta a necessidades societais não satisfeitas, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

What is SIF
What is SIF

Assegurado por verbas do Fundo Social Europeu e nacionais e a operar nas vertentes de Crédito e Capital, o FIS é um dos quatro instrumentos no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social e destina-se a apoiar iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que apresentem soluções inovadoras, impactantes e sustentáveis.

Consulte tabela resumo do FIS aqui

As candidaturas estão ABERTAS.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O FIS apoia iniciativas em várias áreas de atuação, tais como:

O que é inovação social

Inovação social pode ser definida como o desenvolvimento e implementação de novas ideias (produtos, serviços e modelos) que, de uma forma mais eficiente, atendam simultaneamente às necessidades societais e criem novas relações ou colaborações sociais. Destina-se a melhorar o bem-estar humano.

Inovações sociais são inovações que são sociais nos seus fins e nos seus meios. São inovações que não são apenas boas para a sociedade, mas também aumentam a capacidade de ação dos indivíduos.

A inovação social descreve todo o processo pelo qual as novas respostas às necessidades societais são desenvolvidas para proporcionar melhores resultados sociais. Este processo é composto por quatro elementos principais:

  • Identificação de necessidades societais novas / não atendidas / inadequadamente atendidas;
  • Desenvolvimento de novas soluções em resposta a essas necessidades societais;
  • Avaliação da eficácia das novas soluções na resolução das necessidades societais;
  • Disseminação das soluções que consubstanciam inovações sociais efetivas.

in Bureau of European Policy Advisors, 2011
Guide to Social Innovation, 2013

 

Consulte Glossário aqui