O FIS – Fundo para a Inovação Social, gerido pela PME Investimentos, foi um orgulhoso parceiro da 16ª Conferência Anual da EVPA, que este ano decorreu online, entre 21 e 24 de setembro.

O evento continua a ser um dos maiores e mais aguardados na área do investimento de impacto e empreendedorismo social, reunindo oradores e diferentes players mundiais para debater as tendências atuais do setor e colaborar de forma conjunta na busca de um mesmo objetivo: criar impacto social positivo.

Sob o lema “Building Alliances for Impact”, a conferência contou, no dia da abertura, com a participação de Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, na sessão “The public sector in the investing for impact eco-system: its unique roles  collaboration opportunities”, dedicada à importância do setor público no investimento para o ecossistema de impacto.

Filipe Santos, Professor e Diretor na Católica Lisbon School of Business & Economics e membro do Comité de Investimento do FIS – Fundo para a Inovação Social, participou como moderador no Showcasing High Impact Ventures, uma sessão que deu a conhecer 8 projetos com impacto social, numa partilha das suas experiências, soluções inovadoras e formas como responderam, não só mas também, aos desafios da COVID-19.

Duarte Melo Ribeiro, co-fundador da We Changers, a primeira startup co-investida pelo FIS – Fundo para a Inovação Social apresentou na sessão “Mapping and connecting the impact ecosystem” a plataforma online desenvolvida pela WeChangers que mapeia o ecossistema de impacto em Portugal e em todo o mundo e permite conectar os world changers – organizações sociais, fundações, investidores de impacto e empresas – com o objetivo de criar oportunidades de financiamento, partilha e colaboração.

No último dia do evento, Marco Fernandes, nosso CEO, foi um dos speakers na sessão “Public sector investors for impact: achievements and innovations”, para debater o ecossistema da inovação social e investimento de impacto, oportunidades para parcerias público-privadas e modelos de financiamento inovadores, com destaque para o papel do FIS-Fundo para a Inovação Social enquanto instrumento de política pública que visa dinamizar o investimento de impacto em Portugal.

21 a 23 de junho são as datas já anunciadas do evento do próximo ano, que a organização espera que possa ocorrer presencialmente no Porto.

Saiba mais sobre a edição de 2020 aqui