QUALIFICAÇÃO IIES

No âmbito do Fundo para a Inovação Social (FIS), em ambas as linhas FIS CRÉDITO e FIS CAPITAL as propostas de financiamento ou de investimento só serão elegíveis se os projetos que as organizações ou empresas pretendem desenvolver forem reconhecidos como Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES).

Uma IIES é um projeto que visa intervir, direta ou indiretamente, de forma inovadora e eficiente sobre um ou vários problemas societais com o objetivo de gerar impacto social positivo.

A QUALIFICAÇÃO IIES consiste no reconhecimento de um projeto como IIES efetuado pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social sob a forma de parecer emitido com base nas respostas às questões apresentadas em seguida.

Sublinhamos a importância de uma resposta diligente. A QUALIFICAÇÃO IIES é o processo que confirma o alinhamento da missão do projeto com o objetivo do fundo e apenas será atribuída uma QUALIFICAÇÃO IIES quando existir um claro entendimento do funcionamento global do projeto apresentado.

    Identificação da Organização








    Descrição do projeto



    i. Pretende-se neste ponto que sejam descritas as operações diárias, com o máximo detalhe possível, do projeto existente e/ou que será implementado com o investimento/financiamento pretendido. O que se pretende na resposta a esta questão é que seja percetível de forma clara a operação e o modelo de negócios do projeto, com foco na identificação das fontes de receita.


    i. Pretende-se neste ponto que seja identificada a região elegível onde o projeto será implementado com o investimento/financiamento pretendido.

    Perfil do projeto

    Uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) é um projeto que pode intervir direta ou indiretamente sobre um problema social.

    INTERVENÇÕES DIRETAS: Um projeto com intervenção direta significa que atua diretamente junto de um grupo alvo em situação de vulnerabilidade.

    INTERVENÇÕES INDIRETAS: Um projeto com intervenção indireta significa que contribui indiretamente, através de outras organizações ou projetos, para a diminuição de vulnerabilidades; ou significa que tem potencial de provocar alteração de comportamentos ou promover a mudança de hábitos de consumo e de utilização de recursos naturais, em benefício das gerações atuais e futuras.

    Exemplos de projetos com intervenção indireta: projeto que visa a implementação de incubadoras/aceleradoras especializadas em inovação social; projeto de desenvolvimento de competências de cidadania que promove o voluntariado orientado para a intervenção social inovadora.


    DiretaIndireta

    Se respondeu Direta, responda às seguintes questões:


    i. Pretende-se nesta questão identificar os destinatários a quem se dirige o projeto, assim como onde estão localizados
    Exemplos de destinatários: crianças em idade escolar; adultos desempregados; idosos; diabéticos; pessoas com deficiência
    Exemplos de localização: na região Norte de Portugal; na cidade de Coimbra, Viseu e Guarda; utentes de determinada instituição


    i. Pretende-se nesta questão saber qual a situação de vulnerabilidade do grupo identificado na questão anterior a que o projeto propõe dar resposta. Existe um problema social quando há uma inibição da qualidade de vida ou das perspetivas de desenvolvimento de um grupo social.
    Exemplos: isolamento social de idosos; famílias em risco de pobreza; défice de competências de cidadania; desemprego de longa duração; pessoas com doença física ou mental.


    i. A solução proposta para responder ao problema social deve ser diferente das respostas convencionais já existentes para o grupo alvo identificado, nomeadamente aquelas providas pelo Estado ou contratualizadas com o Estado, baseando-se essa diferença num produto, num serviço ou numa metodologia inovadora. Pode tratar-se de uma solução inteiramente nova ou de um projeto em fase de expansão num determinado território. Pode ser inspirada em projetos experimentados em outros territórios (nacionais ou estrangeiros).


    i. A solução proposta deve provocar uma melhoria no bem-estar atual ou futuro do grupo alvo a que se dirige.
    Exemplos: aumento do potencial de empregabilidade ou de sucesso escolar; diminuição do risco de pobreza ou de doença; melhoria de competências de cidadania que favorecem a inclusão social e a mudança de comportamentos; melhoria do acesso a bens e serviços essenciais.

    Se respondeu Indireta, responda à seguinte questão:


    i. Se o projeto não intervém diretamente junto de grupos sociais vulneráveis claramente identificáveis, pretende-se nesta questão saber de que modo ele contribui indiretamente, através de outras organizações ou através da mudança de comportamentos e hábitos de consumo, com impacto positivo na qualidade de vida das pessoas.

    Investimento (informação indicativa)


    i. Caso a entidade deseje recorrer ao FIS Capital, deverá ser indicado o valor global da operação incluindo o montante a investir por parte do coinvestidor. Caso a entidade deseje recorrer ao FIS Crédito, deverá indicar o valor total do empréstimo a financiar.


    i. Pretende-se nesta questão saber como se prevê que o montante total de investimento/financiamento será distribuído por quatro grandes rubricas orçamentais, fundamentando brevemente essa distribuição.









    Indicadores de resultados


    i. No caso de intervenções diretas, indique quantas pessoas em situação de vulnerabilidade o projeto se propõe impactar. No caso de intervenções indiretas, identifique o número de grupos ou de organizações de intervenção direta que o projeto pretende potenciar.


    i. Indique quais os indicadores que considera relevantes para avaliar o resultado do projeto e que metas pretende atingir em cada um desses indicadores.


    Erradicar a PobrezaErradicar a FomeSaúde de QualidadeEducação de QualidadeIgualdade de GéneroÁgua Potável e SaneamentoEnergias Renováveis e AcessíveisTrabalho Digno e Crescimento EconómicoIndústria, Inovação e InfraestruturasReduzir as DesigualdadesCidades e Comunidades SustentáveisProdução e Consumo SustentáveisAção ClimáticaProteger a Vida MarinhaProteger a Vida TerrestrePaz, Justiça e Instituições EficazesParcerias para a Implementação dos Objetivos

    Informação adicional





    Para instrução do presente processo de qualificação de Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social, é necessário confirmação da V. parte de que todos os titulares de dados pessoais consentiram na transmissão dos mesmos à PME Investimentos e à Estrutura de Missão Portugal Inovação Social para efeito da análise do pedido a apresentar. Os referidos dados serão tratados em conformidade com o RGPD para as finalidades de cumprimento de obrigações legais em matéria de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, sendo conservados pelos prazos legalmente obrigatórios.
    Para conhecimento da nossa Política de Privacidade, a mesma encontra-se disponível aqui.

    Nota: Por favor aguarde alguns momentos para que o seu formulário seja submetido e que os anexos sejam carregados. Obrigado.